terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Encontro em Entrecampos!

Terça, 15 de Março de 2005

Neste dia, e como combinado na véspera, fui encontrar-me com o Fernando Pedro em Entrecampos. Ele estava lá a trabalhar. Esperei demasiado tempo que ele chegasse. Sentia-me enojada e com um pouco de culpa. Poderia estar livre, mas já estava, novamente, presa a ele. Fazia tudo o que ele dissesse. Era como se eu não tivesse vontade própria.
Sentei-me no banco e via passar as pessoas que saiam da estação com uma certa pressa de chegar ao destino. Eu tinha ganhado raízes à espera dele. Já me doía tudo e o que mais me doía era o coração. Sangrava por estar naquela situação.
De repente, e quando estava embrenhada nos meus pensamentos, um toque no ombro chamou-me à realidade. Levantei-me de um salto e ele, gracejando, disse que não era nenhum ladrão. Ladrão daqueles que roubam as carteiras da senhoras, mas ladrão porque me tinha roubado o coração e agora pertencia-lhe.
Envolveu-me em beijos e abraços e passou um dos braços pelos meus ombros e começámos a andar pela Avenida acima. Era o caminho da P******. Eu ia encolhida e sem vontade que o caminho se fizesse. Ele falou que tinha reservado o quarto que tínhamos tido na nossa primeira vez. Era o 306. Já era familiar.
Mas para mim nada me era familiar. Sentia-me encurralada e triste. Ele olhou para mim com aqueles dentes muito brancos a mostrar um sorriso que me encantou. Puxou-me para ele e perguntou o que ensombrava o meu olhar triste e sem vida. "Nada" respondi sem convicção. Mas no fundo do meu ser e se ele pudesse ler veria o quanto eu sofria nesse momento.
Entrámos e fomos à recepção. Eu passei o dinheiro por entre as suas mãos que estavam entrelaçadas nas minhas à espera da dádiva.
Pagou e a chave foi-lhe entregue como se ele fosse o dono daquilo tudo.
Subimos de mãos dadas. Já no quarto ele procurou o canal que já era tão conhecido com música francesa.
Depois, depois entregámo-nos um ao outro sem reservas e sem tabus. Não foi bom nem mau. Nem eu consegui chegar ao clímax nem ele se aguentou para que eu conseguisse. Talvez por que não estava com o mínimo de atenção à minha pessoa. 
Ficámos a conversar agarrados um ao outro. Ele cheirava a transpiração e eu comecei a ficar enjoada com aquele cheiro. Deitei-me de costas para fugir àquele cheiro. Por vezes ele tomava banho antes e dizia que era por ter trabalhado muito e o tempo estar a aquecer, mas desta vez não o fez.
 Falou muito da sua infância. Do tempo em que fugia à escola para andar de fisga na mão perto da capela de São Sebastião. Disse-me que morava aí, mas vim a descobrir mais tarde que não era verdade e que tinha vivido no largo de Santo António onde, ainda hoje se nota pobreza. É um largo em decadência e por detrás da igreja há um imensurável campo de cultivo e não só.
Eu ouvia com a paciência de Jó, mas desejosa que o tempo passasse depressa. De vez em quando tinha um telefonema do serviço, mas ele acrescentava que estava em um outro lugar a trabalhar.
Por fim lá íamos tomar o nosso banho. Ele lavava-me com tanto amor que eu acreditava nesse amor que nunca chegou a ser nada. Sabia fingir tão bem que eu até tinha pena dele e do tempo em que ele era criança com o pai em França e a mãe a trabalhar no duro para que todos tivessem pão.
Depois ele desligava a televisão e nós saíamos para a rua onde o sol de Março é quente à tarde.
Passávamos pela mesma pastelaria e o ritual era o mesmo.
Levava-me à estação. Os seus olhos cor de mel suplicavam por mais um tempinho com ele, mas eu não arriscava. Apanhava o primeiro comboio que aparecia.
A despedida era feita e eu vinha cheia de remorsos pelo que tinha acabado de fazer.

Sem comentários: